top of page
  • Foto do escritorCasa das Muralhas

Guia Turístico da Covilhã: Explorar a história e encantos da antiga Manchester Portuguesa


Vista panoramica sobre a Covilhã
Vista sobre a Covilhã | Imagem: Adobe Stock

Imortalizada nos versos de uma canção de Amália Rodrigues como “Covilhã Cidade Neve”, foi outrora apelidada de "Manchester de Portugal"!

Situada nas encostas da Serra da Estrela, é um verso de história entrelaçado nas montanhas e na lã. Da sua fundação como Vila em 1186 à sua era dourada na indústria de lanifícios, e hoje como uma cidade universitária e turística de referência em Portugal, tem muito por descobrir.

A Covilhã celebra o passado e o presente, com as montanhas como testemunhas. Das muralhas antigas às fábricas renovadas, o passado ecoa enquanto a cidade se reinventa. Aqui pode esperar uma mistura de tradição e inovação, onde o encanto da Serra da Estrela se encontra com o calor humano das suas gentes.

A cidade, profundamente ligada à indústria de lanifícios oferece uma experiência rica em cultura, história e beleza natural. Antes de mergulhar neste breve guia turístico de descoberta da Covilhã moderna, sugerimos que conheça um pouco da história através deste link.

Museus Impressionantes: Uma Viagem ao Passado

Interior do Museu da Covilhã
Museu da Covilhã | Imagem: Visit Covilhã

A Covilhã orgulha-se de uma riqueza cultural que se reflete nos seus diversos museus. Recomendamos vivamente uma visita ao Museu da Cidade, um espaço recente e interativo que mergulha profundamente na história e cultura locais. Saiba mais sobre este museu aqui.


Outra atração imperdível é o emblemático Museu de Lanifícios, indústria que desempenhou um papel crucial na história da região. Este museu, situado num dos edifícios da Universidade da Beira Interior, oferece uma visão envolvente da indústria de lanifícios que moldou a Covilhã ao longo dos anos. Visite a página do museu aqui.

New Hand Lab: O Poder da Criatividade e Inovação

Interior do New Hand Lab na Covilhã
New Hand Lab | Imagem: Visit Covilhã

A antiga fábrica António Estrela, um testemunho vivo do passado glorioso da Covilhã, ergue-se majestosamente sobre as fundações do século XVII. O seu prestigiado galardão em 1904, na Exposição Universal em St. Luiz, cruzou oceanos, enaltecendo não apenas a fábrica, mas toda a cidade. Ao longo dos anos, o reconhecimento continuou, culminando no "Brillant Pen 1976" atribuído a Júlio Afonso. Hoje, a Casa da Lagariça em Castelo Novo e o New Hand Lab perpetuam a chama da criatividade, oferecendo um tributo à obra de Júlio Afonso e convidando todos a partilhar deste espaço de expressão livre e paixão criativa. Para saber mais sobre este espaço multifacetado, visite este link.


Teatro Municipal da Covilhã: Palco da Cultura

Teatro Municipal da Covilhã
Sala de espetaculos do Teatro Municipal da Covilhã | Imagem: TMC

Inicialmente chamado Teatro Covilhanense, ergueu-se majestosamente em 1924 nas proximidades da antiga Câmara Municipal. O investimento de cariz privado, brilhou desde o primeiro espetáculo. Com o passar dos anos, a necessidade de um sala capaz de acompanhar a procura crescente da população, inspirou a criação de um novo teatro, culminando em 1954 na inauguração do Teatro Cine. Decorado com esplendor, apresentou espetáculos variados, com o cinema como atração central até final dos anos 90.


Em 2010, a Câmara Municipal adquiriu o edifício do agora TMC, dando início a um processo de restauração que resgatou a grandiosidade deste espaço, dando-lhe uma nova vida.

Hoje o Teatro Municipal da Covilhã é uma das jóias culturais da cidade, oferecendo uma programação variada e de alta qualidade que promete encantar todos os visitantes. Descubra a programação atualizada aqui.

Igrejas e Santuários: Espiritualidade e Beleza

Vista sobre a Igreja Santa Maria Maior
Igreja Santa Maria Maior | Imagem: Casa das Muralhas

No coração do centro histórico da Covilhã existem 11 santuários que oferecem uma experiência espiritual e estética únicas. A "Rota das Igrejas da Covilhã" é um projeto camarário que procura revelar o legado histórico-religioso da região.


Cada visita a estas igrejas oferece uma jornada de enriquecimento cultural e espiritual, que pode ser complementada com a exploração do Museu de Arte Sacra e o Santuário dedicado a Nossa Senhora da Conceição. Neste ultimo poderá desfrutar de uma das vistas mais deslumbrantes sobre a cidade. Para mais informações, clique aqui.


Miradouros Deslumbrantes

Vista sobre a Ponte da Carpinteira
Ponte da Carpinteira | Imagem: Reddit.com

A Covilhã é abençoada com vistas espetaculares sobre a Serra da Estrela e a Cova da Beira. Recomendamos uma visita ao Miradouro das Portas do Sol, onde os olhos contemplam a majestosa extensão de terra que o castelo uma vez dominou. Daqui, a nossa visão perde-se na distância, ao tentar traçar os contornos da antiga fronteira com o reino de Castela.


Não podemos deixar de sugerir a travessia sobre a Ponte Pedonal da Carpinteira para desfrutar de uma vista única sobre a ribeira e todo o património fabril associado à indústria de lanifícios. Mais informações sobre os miradouros estão disponíveis aqui.


Arte Urbana: Cores e História nas Ruas

Obra Owl Eyes de Bordalo II na Covilhã
Owl Eyes by Bordalo II | Foto: Catarina Diniz

O WOOL – Festival de Arte Urbana da Covilhã, pioneiro em Portugal desde 2011, é um verdadeiro renascimento artístico na cidade. Com intervenções espalhadas pela zona histórica, a arte urbana é um tributo à rica história da Covilhã como centro de produção de lanifícios.


O WOOL encanta com a diversidade de expressões artísticas contemporâneas que traz à cidade, mas também desafia a percepção da cultura local, transformando a Covilhã num verdadeiro museu a céu aberto.


Este festival é muito mais do que arte efêmera; é um testemunho de resistência artística que, ao longo de uma década, moldou a paisagem urbana, enriquecendo a cidade e a alma daqueles que a experimentam. Descubra mais sobre a história desta iniciativa que embelezou a cidade aqui.


Explorar a Cidade: Guia Turistico da Covilhã

O que fazer na covilhã - Guia turistico
Explorar a Covilhã | Imagem: Casa das Muralhas

A Covilhã, com a sua rica herança histórica, cultura vibrante e beleza natural impressionante, é um tesouro a ser explorado. Esperamos que este guia tenha despertado a sua curiosidade e o tenha inspirado a visitar a cidade. Prepare-se para uma jornada inesquecível!


Não perca a oportunidade de descobrir os encantos da Covilhã e mergulhar na sua rica história e cultura. Siga a nossa sugestão de passeio a pé através de um percurso marcado no Google Maps. É uma caminhada de 3.5 kms de distância, com grau de dificuldade fácil e duração aproximada de 1h30. Esta cidade tem muito a oferecer a quem a visita. Viaje com os sentidos e faça memórias que durarão toda uma vida!


187 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page