• Casa das Muralhas

Chef Simão Ramos


Hoje apresentamos Simão Ramos, o novo Chef da Casa das Muralhas! Natural da Covilhã, apaixonado pela cozinha desde sempre, tem um currículo vasto e invejável. Após passar por alguns dos maiores hotéis da região e de vários anos no estrangeiro, aos 40 aceitou o desafio de chefiar o Bistro Bar da Casa das Muralhas. Fique a conhecer um pouco melhor o nosso Chef de Cozinha.


Como surgiu o teu interesse pela Cozinha?

O meu interesse pela gastronomia surge desde muito cedo! Já em criança tinha muita curiosidade e quando a minha mãe cozinhava ia sempre para junto dela aprender! Outra curiosidade é que todos os anos, no Carnaval, os meus pais mascaravam-me de cozinheiro e eu adorava! Penso que o fascínio por este maravilhoso mundo nasceu e cresceu comigo.

Aos 40 anos já tens uma vasta experiência profissional, podes falar um pouco sobre o teu percurso?

Para dar continuidade à minha paixão, ingressei no curso de Técnico de Cozinha e Pastelaria na Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas em 1998. Durante os 3 anos de formação tive a oportunidade de fazer estágios de norte a sul do país, nomeadamente no Hotel Lusitano em Vilar Formoso, Novotel Porto Vermar na Póvoa de Varzim e no Hotel Clube Praia da Rocha em Portimão. Ainda como estudante, tive a honra de representar a escola numa feira internacional, em Morlaàs, França.

Quando terminei os estudos iniciei a minha vida profissional na nossa região, mais propriamente na Pousada Convento de Belmonte, como cozinheiro. Passado um tempo regressei à minha cidade, Covilhã, primeiramente no Hotel Varanda dos Carqueijais, seguindo-se um período de 7 anos no Hotel TRYP Covilhã Dona Maria.

Passado este tempo todo em Portugal, decidi aventurar-me 7 anos pelo estrangeiro por terras Helvéticas, onde aprendi bases e técnicas que enriqueceram ainda mais a minha experiência profissional.


Mais tarde surgiu a oportunidade de voltar ao meu país e à Serra da Estrela, onde durante 3 anos abracei o projeto da Turistrela. Como Chef Executivo era o responsável pelas cozinhas do Hotel Serra da Estrela, Hotel Varanda dos Carqueijais e Quinta da Amoreira.

Antes de chegar à Casa das Muralhas, estive num dos projetos mais aliciantes e alucinantes para mim, ser Chef de Cozinha do Belmonte Sinai Hotel, onde aprofundei os meus conhecimentos e técnicas de cozinha kosher.

Nestas duas décadas, certamente muita gente te deixou saudades. Quem foram as pessoas que mais te marcaram ao longo desta jornada?

Foram várias as pessoas que me ajudaram a ser melhor profissional, mas se tiver de destacar uma, sem dúvida será o Chef Manuel Fernandes da Pousada Convento de Belmonte. Foi determinante na minha formação profissional, sei que graças ao Chef Manuel me tornei num cozinheiro mais completo.


E o que te aliciou na Casa das Muralhas?

A Casa das Muralhas aliciou-me porque é um projeto familiar, que aposta na qualidade, modernidade e inovação, sem nunca esquecer as suas origens e a ligação à região. O Bistro Bar apresenta um conceito que se adequa ao tipo de gastronomia que mais gosto de trabalhar e me completa enquanto profissional!

Quais as tuas ambições para a Casa das Muralhas a nível gastronómico?

O caminho traçado por mim e pela administração é ambicioso. O objetivo é dar continuidade ao trabalho já feito, mas subindo sempre o nível e qualidade do serviço. Temos uma equipa muito dedicada e sei que partilham comigo a ambição e o desejo de sermos diferentes dos outros restaurantes! Obviamente queremos ganhar prémios, como o Garfo de Ouro, mas mais importante que qualquer distinção, o nosso foco diário é satisfazer e surpreender os nossos clientes.


Quais as novidades que podemos esperar para os próximos tempos?

Em breve, podemos esperar várias novidades na Casa das Muralhas. Ao longo das próximas semanas serão introduzidos novos conceitos e metodologias de trabalho que vão resultar em novos pratos e experiências para quem nos visita. Vamos trabalhar afincadamente para que a Casa das Muralhas cimente o seu nome no roteiro gastronómico das beiras e a nível nacional. Fica desde já o compromisso de proporcionar experiências únicas, que deixarão certamente vontade de voltar!

706 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo