• Casa das Muralhas

Carta de Verão 2022 - Bistro Bar

A poucos dias do lançamento da nova carta do Bistro Bar da Casa das Muralhas, estivemos à conversa com o Chef Simão Ramos para desvendarmos alguns dos pratos para o Verão de 2022.


Há aproximadamente um ano assumiste os comandos da Cozinha da Casa das Muralhas, como tem sido o desafio até agora?

Têm sido uma experiência extraordinária! Estou rodeado de uma equipa jovem e ambiciosa, mas muito profissional e exigente. Apesar da pressão, sinto que os últimos meses foram enriquecedores, sobretudo porque tenho expandido a minha criatividade. Tenho uma equipa de cozinha fantástica que me dá suporte para produzir novos pratos. Além disso, a exigência dos proprietários para trabalhar com as melhores matérias primas disponíveis no mercado, permite trazer até à mesa do Bistro Bar os mais variados sabores de diversas regiões do país e do mundo.



Sabendo que o objetivo do Bistro Bar da Casa das Muralhas é cimentar um lugar entre os melhores restaurantes da região, qual foi a principal, ou principais inspirações, que tiveste para este novo menu?

A principal inspiração foi o desafio constante que encontrei desde o primeiro dia. Se por um lado é importante marcar pela diferença, trazendo conceitos inovadores para acompanhar a qualidade gastronómica que atualmente se pratica na região, por outro lado há que saber valorizar os saberes "tradicionais" e a genuinidade dos produtos locais. É através desta mistura que eu e a minha equipa queremos proporcionar uma experiência gastronómica única! Com estes novos pratos procuramos que os nossos clientes desfrutem de uma selecionada variedade de carnes, peixes e legumes que se adequam ao calor do verão.


Falaste da valorização dos produtos locais, quais os que podemos encontrar neste novo menu?

Os produtos locais que podemos esperar na nova carta são obviamente o famoso Queijo da Serra da Estrela e a Cereja do Fundão, era quase um crime não os incluir! Além disso, esperem encontrar, muitas frutas e legumes de produtores locais comprados semanalmente no Mercado Municipal e diretamente a produtores da região.



Falando concretamente em pratos, se tivesses de fazer uma aposta, quais achas que vão ser os best-sellers deste verão?

Para mim é sempre complicado diferenciar e escolher um best-seller porque nas minhas cartas cada prato tem um toque pessoal.


Nas entradas posso evidenciar o Cheesecake de Salmão e Ervas, um prato bastante fresco e apropriado para a estação.


Nos pratos de peixe, confesso que um dos meus preferidos é o Lombo de Atum c/ Crosta de Sésamo, Molho Tare e Puré de Chuchu e Cenoura. Um prato complexo mas que valoriza o peixe, sem deixar de se saborear todos os outros produtos.


Já na carne é difícil decidir entre o clássico Tornedó de Vitela, agora c/ Foie Gras, Bolinhas de Batata e Queijo da Serra, Legumes Salteados e Molho de Uvas, ou a Barriga de Leitão c/ Puré de Ervilhas, Bacon e Couve Roxa em Vinagrete Doce.


Em relação às sobremesas, deixo à descrição dos clientes e aguardo um feedback!



A Casa das Muralhas iniciou recentemente o processo de certificação Biosphere, onde procura ser reconhecido como um operador turístico sustentável. Como encaras este objetivo?

Quando cheguei a este projeto, em julho do ano passado, percebi que existiam preocupações vincadas com a preservação do meio ambiente.


O primeiro grande impacto e talvez o mais complicado para qualquer cozinheiro, a ausência de gás. Toda a cozinha é eletrificada e não recorre a nenhuma fonte de energia poluente direta.


Por outro lado, a utilização de guardanapos de pano, inexistência de toalhas de mesa ou descartáveis de plástico, separação de lixo entre muitos outros aspetos, é algo extremamente positivo. Há aproximadamente 6 meses começámos a fazer separação de alguns resíduos vegetais, tais como cascas de frutas ou legumes para compostagem, que servirá de adubo às nossas plantas e jardins.


Recentemente, em parceria com o nosso fornecedor de café, aderimos à iniciativa e começámos a reciclar todas as cápsulas utilizadas. As preocupações ambientais são um dos pilares da empresa, sabemos que podemos fazer muito mais, mas a redução da pegada de carbono é algo com que nos preocupamos diariamente.



Se ficou curioso com as nossas novidades, faça já a sua reserva, aqui ou através de 968359524. Esperamos por si!


286 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo